BRArroco

domingo, 18 de dezembro de 2011

Barroco no Brasil

Antes de começarmos à discutir acerca dos temas que embalam o Barroco, precisamos ter uma ideia geral do que foi o movimento e como ele se desenvolveu no Brasil.

O Barroco chegou aqui, graças aos nossos colonizadores, por isso, no início a marca européia era muito forte.

O Barroco foi um movimento ligado diretamente à contra reforma. Sabemos que a Igreja se tornou então o principal mecenas na arte, na construção de obras ligadas à religião.

O objetivo era resgatar fieis e fazê-los sentir parte de uma só comunidade, aí a arte se aliava à religião, transformando esse desejo em obras materiais.

Basicamente no Brasil a arte Barroca foi levada por instituições laicais. A construção e ornamentação de Igrejas, era principalmente movida por uma certa ostentação. As famílias financiavam essas construções e assim, mostravam todo o seu potencial econômico.

Apesar das influencias europeias iniciais, ao longo do seu desenvolvimento o Barroco aqui, começou a apresentar suas próprias características. O que foi chamado por Mario de Andrade de "verde e amarelo".

O impulso se deu entre 1720 e 1750, quando muitas academias literárias foram fundadas no país. Na literatura a obra "Prosopopeia" de Bento Teixeira, marcou o inicio do Barroco no Brasil.

O "centro econômico" da época era Minas Gerais, la produção artística desse momento se concentrou, apesar de ter se desenvolvido com grande força também no Rio de Janeiro e na Bahia.

O grande nome do barroco no Brasil é Aleijadinho, que ficou amplamente conhecido por suas esculturas, dentre elas algumas que marcam até hoje como os 12 profetas que ficam à frente do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas-Minas Gerais. Todas produzidas em Pedra Sabão.


Muitas outras manifestações artísticas marcaram este momento da arte brasileira, muitos deles abordaremos nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário