BRArroco

domingo, 18 de dezembro de 2011

Pintura Barroca no Brasil

O Barroco, como já sabemos, é um movimento em que predomina o cunho religioso. Se desenvolveu em um momento pós-reforma, quando a Igreja Católica perdia poder, influência e fieis. Os fieis se sentiam cada vez mais distantes da Igreja e constantes decepções com certas posturas do Catolicismo, agravavam a situação.

A Igreja passou então a se posicionar afim de que o fiel se sentisse acolhido, sentisse que fazia parte daquela comunidade, que lá estava bem perto de Deus. O sentimentalismo também era uma “arma” para seduzir os fiéis e dar vazão aos seus sentimentos mais profundos. O objetivo era fazer ver, sentir e vivenciar.

A pintura reflete bem esse ideal, as feitas nos tetos, tinham tamanha profundidade, que ao levantar o olhar, sentiam-se no céu. É a questão de proximidade com o Divino, sentir-se acolhido.

Suas principais características cromáticas, eram o uso do vermelho, azul, dourado e branco, além de uma característica europeia, o chiaroscuro(claro-escuro).

Para ilustrar essa profundidade, o primeiro plano era super dimensionado, dessa forma as figuras eram trazidas pra bem perto do público e havia a redução dos elementos de plano de fundo.

Eram comuns também, os ex-votos, pinturas ou obras em geral, encomendadas pelos fiéis aos artesãos para agradecer por alguma graça recebida. Essa prática auxiliou o desenvolvimento da pintura.


Havia também a pintura de azuleijos, em boa parte importada de Portugal, que descreviam cenas narradas na Bíblia (o que era também uma forma de catequizar).


Havia um maranhense, Baltazar de Campos , que em 1661, produziu pinturas barrocas com o tema “vida de Cristo” para a sacristia da Igreja de São Francisco Xavier.
E ao falar de pintura Barroca, não podemos deixar de citar o grande mestre Ataíde, que pintou várias Igrejas de Minas Gerais e tinha um estilo próprio. Usava cores vivas e deixou sua marca no Barroco Mineiro ao usar em suas composições a sua cor preferida, o azul.

Infelizmente, parte do acervo de pinturas se perdeu. Felizmente ainda temos acesso aos afrescos das capelas e à algumas pinturas.

Há a necessidade cada vez mais de guardar a cultura do nosso país, por isso, muitas Igrejas e obras, são consideradas patrimônio da humanidade, o que inclusive, contribui para o nosso turismo. Falta a consciência de preservação, já que muitas delas, hoje, se perdem por falta de conservação.

O barroco e suas pinturas, esculturas, arquitetura... não só desse, como manifestações de outros movimentos, devem ser reconhecidos e preservados, afinal é a história cultural e artística do nosso país.

Imagem¹: Teto da Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto. Pintura feita por Mestre Ataíde.
Imagem²: Exemplo de ex-voto. Invocação à Santo Benedito, tempera sobre madeira. Autor desconhecido.
Imagem³: Azulejos da sacristia do Convento de São Francisco - Olinda.

8 comentários:

  1. gostei muito desse blog e achei o texto super bem produzido e bem interessante,pois nao é aquele texto que da sono ao ler !!
    continue assim
    bjus e se pussivel
    siga o meu blog:
    http://melhoresamigasdosanimaizinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. nem sequer toca no nome Brasil no texto ¬¬, mas ta bom neh... o texto ta legal do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. iiiiirrrrrrreeeeeeiiiii que bosta emm

    ResponderExcluir
  5. que bosta de site fala nada com nada essa merda

    ResponderExcluir