BRArroco

domingo, 18 de dezembro de 2011

Escultura Barroca no Brasil

Com a chegada do barroco ao Brasil, originou-se uma produção estatuária sacra, que foi difundida por uma parte do litoral e interior do Brasil. As esculturas eram símbolos de devoção, por isso, eram encontradas tanto nas igrejas quanto nas casas. As primeiras esculturas barrocas que chegaram ao Brasil eram de origem portuguesa, e ao longo do período barroco, as importações continuaram. Entretanto no século XVII foram criadas ,pelos religiosos Franciscanos e Beneditinos , escolas que ensinavam a arte de esculpir, e o suporte usado por eles era o barro. Já os Jesuítas, que também criaram escolas, juntamente com os índios usavam a madeira como suporte. Nas esculturas produzidas pelos índios santeiros, predominavam traços indígenas.

Exe.:. Esculturas dos Sete Povos das Missões


As esculturas se tornaram um bem de amplo consumo com modelos de grande e pequeno porte(no caso de viagens). As escolas mais importantes estavam localizadas em Salvador e Pernambuco, as mesmas produziam peças de alta qualidade. Por falta de assinaturas , algumas esculturas permanecem anônimas , pois somente a análise de estilo não são suficientes para determinar o autor da obra.

Por Volta de meados do século XVII os artistas se preocuparam com a estética das obras, nesse período nota-se um crescente refinamento e acabamento das peças. Além disso, existia uma aparente preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático. O uso de linhas e curvas foram essenciais para o impacto visual, capaz de chamar atenção dos admiradores. Porém essas mudanças não
foram capazes de chamar atenção das classes superiores, que preferiam obras importadas, pois tinha um melhor acabamento e artistas eruditos.

O escultor, arquiteto e decorador Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho e o Pintor Manuel da Costa Ataíde são os principais representantes da Arte Barroca no Brasil. Ambos criaram estilo próprio que eliminou qualquer tipo de proximidade com obras do barroco europeu. As obras eram feitas em pedra-sabão e madeiras, materiais mais usados pelos artistas.

Podemos citar algumas obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde:

Os dozes profetas

Minas Gerais foi o lugar de grande produção barroca, pois era um estado rico e cheio de minas , por esse motivo o século em que o barroco brasileiro estava no auge foi chamado de século do ouro (XVIII).

As esculturas eram pintadas com cores fortes e comumente douradas, além de serem ornamentadas com coroas de ouro e prata, olhos de vidro, dentes de marfim, vestimentas de tecidos e cabelos reais. Tudo isso para enfatizar o aspecto Ilusório. Antes da pintura havia um procedimento para preencher os poros da madeira ou barro ,deixando a superfície da peça lisa, para que isso calhasse ,era aplicado à peça uma massa de argila e cola ( bolo armênio). Existia também outros tratamentos estéticos como : o douramento , que consistia na aplicação de finíssimas folhas de ouro à peça, podendo também serem polidas dando um tom fosco; e o prateamento que era o processo raríssimo e muito caro.


Exe:. Igreja São Francisco de Assis - Salvador

Atualmente, o barroco possui grande valor histórico e estético e tem a maioria de suas obras concentradas em regiões do interior mineiro e no Nordeste.

5 comentários:

  1. estou fazendo um trabalho e creio que esse texto tenha me ajudado muito, muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo sobre arte barroca e escultura barroca. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. olha esse conteúdo esta me ajudando bastante

    ResponderExcluir
  4. Esse texto me ajudou a entender melhor o que era a escultura barroca brasileira.

    ResponderExcluir