BRArroco

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Museu de Arte Sacra, Igreja da Sé - MA

No dia 21.12 os alunos do curso de Artes Visuais, 2° ano vespertino do IFMA foram ao museu artístico do Maranhão e à Igreja da Sé, que ficam localizados no Centro Histórico de São Luís.

Entrada do Museu Artístico.

Igreja da Sé.

O objetivo foi conhecer o museu de arte sacra, com obras maranhenses de diversos períodos artísticos, dentre eles o Barroco.

Chegando ao Museu de Arte Sacra.



Alunos do Curso de Artes Visuais na companhia da professora de História das Artes Visuais Brasil - Luciana Aguiar

Saindo do Museu, fomos à Igreja da Sé observar as influências artísticas do local, como o teto, o altar mor...


Teto da Igreja da Sé


Altar

3 comentários:

  1. como destaque podemos citar o frontão da igreja da sé...

    Ass.: http://barroconaomexe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O museu de arte sacra é super interessante, foi muito bem guiado e lá pudemos perceber aspectos que havíamos estudado em sala de aula. A história da condessa também, foi muito legal.
    O local em si, guarda muito da história da nossa cidade, é muito bonito.
    Na Igreja eu particularmente gostei do altar e dos detalhes no teto.
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. No museu de arte sacra foi interessante que vimos santos que tinham cabelos humanos, que faziam parte de oferendas das moças da época. Haviam ainda santos com compartimentos onde eram colocados jóias, ossos e cabelos. Santos que não possuíam a parte debaixo, eram só até o tronco, isso servia para facilitar o transporte pois eram muito utilizados em procissões. também foi muito interessante ver a prataria que era utilizada nas missas. Já na igreja da sé, foi muito interessante, porque como a maioria das pessoas acreditam, que no teto são afrescos (pintura na diretamente no teto) mas não, aquele teto é formado de madeira, as pinturas são encaixadas, formando as imagens. No altar, temos um sincretismo artístico, com aspectos de arte barroa e neoclássica.

    ResponderExcluir