BRArroco

domingo, 18 de dezembro de 2011

Barroco Europeu X Barroco Brasileiro

Na obra dos artistas barrocos europeus o emocional sobrepõe o racional; a exploração de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura são nítidos. Os artistas barroco europeus valorizam as cores, as sombras e pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. Os temas principais são: mitologia, passagens bíblicas e a história da humanidade.


Apesar de o barroco brasileiro ser influenciado pelo barroco europeu, no caso mais precisamente de Portugal, com o tempo o barroco brasileiro foi assumindo características próprias - que podemos evidenciar nas obras de Aleijadinho, nos artigos do escritor e critico Mario de Andrade que empenhava-se em afirmar uma identidade cultura “verde e amarela” e através do Sphan (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)que consolidava Aleijadinho como o pioneiro na inauguração de uma expressividade local.

Na arte podemos diferenciar essas características analisando as pinturas, escultura, ornamentações principalmente de igrejas e etc.

No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.

É na suavidade do estilo rococó mineiro que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro. A extrema religiosidade popular, sob o patrocínio exclusivo das associações laicas, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com graciosa decoração em pedra-sabão. As construções monumentais são substituídas por templos intimistas de dimensões singelas e ornamentação requintada, mais apropriada à espiritualidade e as condições sociais do povo.

Um dos exemplos mais expressivos deste estilo pode ser verificado na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767) cujo frontispício, retábulos laterais, o altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria de Aleijadinho.


Imagem¹: O extase de Santa Teresa - Bernini
Imagem²: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência - Aleijadinho

16 comentários:

  1. muito interesante...gosto muito de ver o passado.

    ResponderExcluir
  2. otimo,,,ajuda muito nos trabalhos escolares....

    ResponderExcluir
  3. otimo,,,ajuda muito nos trabalhos escolares....

    ResponderExcluir
  4. essa pagina eh que nem palmeiras na libertadores
    nao eh nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entro aqui pra fazer trabalho e me deparo com isso, tifudê arrombado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. é foda esses neguinkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Respostas
    1. Vcs querem tudo de mão beijada tb. Daí nunca vão tar satisfeitos

      Excluir