BRArroco

domingo, 18 de dezembro de 2011

Arquitetura Barroca Brasileira

Os primeiros edifícios sacros do Brasil foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI, a população mais simples empregou a técnica de pau-a-pique, sendo coberto com folhas de palmeiras, mas foram obrigados a usar a taipa de pilão. Nesse período não havia preocupação nenhuma com ornamentos, pois a fachada elementar implantava um frontão triangular sobre uma base retangular. Com a chegada do frei e arquiteto Francisco Dias, em Salvador, houve uma grande mudança nos traços de bom gosto, porque ele tinha a missão de dar um refinamento estético nas igrejas da colônia.

Apesar das melhorias os edifícios jesuítas até meados do século XVII, ainda tinham contornos de bastante simplicidade, e o luxo estava no interior das igrejas, com altares entalhados, pinturas e estatuária. O modelo da Igreja de São Francisco em Cairú foi considerado a primeira a exibir um barroco puro, sem a influência maneirista. Frei Daniel de São Francisco criou uma fachada num esquema triangular, com volutas fantasiosas no frontão e nas laterais. Com a dominação holandesa no nordeste muita das edificações católicas foi destruídas, e na segunda metade do século XVII, após a expulsão dos invasores, o esforço principal se concentrou na restauração e reforma das estruturas pré-existentes, com relativamente poucas fundações novas.



A talha começou a desenvolver um relevo mais alto, com um caráter estatuário e arquitetônico, apresentando cariátides, anjos e guirlandas. As fachadas adquiriram mais verticalidade e movimento, com aberturas em formas inusitadas - pêra, losango, estrela, oval ou círculo - os frontões, mais curvas, relevos em cantaria e estatuária, e as plantas começaram a aparecer com formas poligonais ou elípticas.



Imagem¹: Igreja de São Francisco em Salvador, tinha uma talha dourada, muito luxuosa.
Imagem²: Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife.

3 comentários:

  1. Belas igrejas. Sabia que um cara esculpiu em guitarras baseado na arte barroca?

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é muito interessante... Principalmente a forma que eles faziam as igrejas!

    ResponderExcluir