Apesar das melhorias os edifícios jesuítas até meados do século XVII, ainda tinham contornos de bastante simplicidade, e o luxo estava no interior das igrejas, com altares entalhados, pinturas e estatuária. O modelo da Igreja de São Francisco em Cairú foi considerado a primeira a exibir um barroco puro, sem a influência maneirista. Frei Daniel de São Francisco criou uma fachada num esquema triangular, com volutas fantasiosas no frontão e nas laterais. Com a dominação holandesa no nordeste muita das edificações católicas foi destruídas, e na segunda metade do século XVII, após a expulsão dos invasores, o esforço principal se concentrou na restauração e reforma das estruturas pré-existentes, com relativamente poucas fundações novas.

A talha começou a desenvolver um relevo mais alto, com um caráter estatuário e arquitetônico, apresentando cariátides, anjos e guirlandas. As fachadas adquiriram mais verticalidade e movimento, com aberturas em formas inusitadas - pêra, losango, estrela, oval ou círculo - os frontões, mais curvas, relevos em cantaria e estatuária, e as plantas começaram a aparecer com formas poligonais ou elípticas.

Imagem¹: Igreja de São Francisco em Salvador, tinha uma talha dourada, muito luxuosa.
Imagem²: Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife.
Belas igrejas. Sabia que um cara esculpiu em guitarras baseado na arte barroca?
ResponderExcluirGostei desse texto.
ResponderExcluirEsse texto é muito interessante... Principalmente a forma que eles faziam as igrejas!
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