BRArroco

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Museu de Arte Sacra, Igreja da Sé - MA

No dia 21.12 os alunos do curso de Artes Visuais, 2° ano vespertino do IFMA foram ao museu artístico do Maranhão e à Igreja da Sé, que ficam localizados no Centro Histórico de São Luís.

Entrada do Museu Artístico.

Igreja da Sé.

O objetivo foi conhecer o museu de arte sacra, com obras maranhenses de diversos períodos artísticos, dentre eles o Barroco.

Chegando ao Museu de Arte Sacra.



Alunos do Curso de Artes Visuais na companhia da professora de História das Artes Visuais Brasil - Luciana Aguiar

Saindo do Museu, fomos à Igreja da Sé observar as influências artísticas do local, como o teto, o altar mor...


Teto da Igreja da Sé


Altar

domingo, 18 de dezembro de 2011

Aleijadinho e o Barroco no Brasil

Muitos duvidam que ele tenha existido. Aos que acreditam, sobra o mistério do motivo de sua morte. O fato é que, Aleijadinho tem uma importância notória principalmente no processo de “abrasileiramento” do Barroco no Brasil.

Ele é considerado um dos maiores artistas brasileiros e imprimiu em suas obras características dos povos e da sociedade brasileira, incluindo a miscigenação característica.

Seu nome na verdade é Antônio Francisco Lisboa, mas o apelido surgiu por conta das características da doença que o acometeu. Doença esta que privou seus movimentos, mas nunca sua capacidade de criação.

Imortalizado por suas obras, é considerado um dos maiores nomes do Barroco brasileiro, com composições arquitetônicas e trabalhos com esculturas. Suas matérias primas principais eram a pedra sabão e o cedro.

Suas obras se encontram em Minas Gerais e misturam, até hoje, o êxtase, a comoção e o encantamento.


Projeto da fachada da Igreja de São Francisco.


Projeto Arquitetônico - Igreja São Francisco de Assis (modificada por Cerqueira).


Retábulo da Capela Mor- Igreja São Francisco de Assis.


Escultura - Ezequiel, um dos 12 profetas.


Escultura - Anjo com cálice da Paixão (Congonhas).

Escultura Barroca no Brasil

Com a chegada do barroco ao Brasil, originou-se uma produção estatuária sacra, que foi difundida por uma parte do litoral e interior do Brasil. As esculturas eram símbolos de devoção, por isso, eram encontradas tanto nas igrejas quanto nas casas. As primeiras esculturas barrocas que chegaram ao Brasil eram de origem portuguesa, e ao longo do período barroco, as importações continuaram. Entretanto no século XVII foram criadas ,pelos religiosos Franciscanos e Beneditinos , escolas que ensinavam a arte de esculpir, e o suporte usado por eles era o barro. Já os Jesuítas, que também criaram escolas, juntamente com os índios usavam a madeira como suporte. Nas esculturas produzidas pelos índios santeiros, predominavam traços indígenas.

Exe.:. Esculturas dos Sete Povos das Missões


As esculturas se tornaram um bem de amplo consumo com modelos de grande e pequeno porte(no caso de viagens). As escolas mais importantes estavam localizadas em Salvador e Pernambuco, as mesmas produziam peças de alta qualidade. Por falta de assinaturas , algumas esculturas permanecem anônimas , pois somente a análise de estilo não são suficientes para determinar o autor da obra.

Por Volta de meados do século XVII os artistas se preocuparam com a estética das obras, nesse período nota-se um crescente refinamento e acabamento das peças. Além disso, existia uma aparente preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático. O uso de linhas e curvas foram essenciais para o impacto visual, capaz de chamar atenção dos admiradores. Porém essas mudanças não
foram capazes de chamar atenção das classes superiores, que preferiam obras importadas, pois tinha um melhor acabamento e artistas eruditos.

O escultor, arquiteto e decorador Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho e o Pintor Manuel da Costa Ataíde são os principais representantes da Arte Barroca no Brasil. Ambos criaram estilo próprio que eliminou qualquer tipo de proximidade com obras do barroco europeu. As obras eram feitas em pedra-sabão e madeiras, materiais mais usados pelos artistas.

Podemos citar algumas obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde:

Os dozes profetas

Minas Gerais foi o lugar de grande produção barroca, pois era um estado rico e cheio de minas , por esse motivo o século em que o barroco brasileiro estava no auge foi chamado de século do ouro (XVIII).

As esculturas eram pintadas com cores fortes e comumente douradas, além de serem ornamentadas com coroas de ouro e prata, olhos de vidro, dentes de marfim, vestimentas de tecidos e cabelos reais. Tudo isso para enfatizar o aspecto Ilusório. Antes da pintura havia um procedimento para preencher os poros da madeira ou barro ,deixando a superfície da peça lisa, para que isso calhasse ,era aplicado à peça uma massa de argila e cola ( bolo armênio). Existia também outros tratamentos estéticos como : o douramento , que consistia na aplicação de finíssimas folhas de ouro à peça, podendo também serem polidas dando um tom fosco; e o prateamento que era o processo raríssimo e muito caro.


Exe:. Igreja São Francisco de Assis - Salvador

Atualmente, o barroco possui grande valor histórico e estético e tem a maioria de suas obras concentradas em regiões do interior mineiro e no Nordeste.

Pintura Barroca no Brasil

O Barroco, como já sabemos, é um movimento em que predomina o cunho religioso. Se desenvolveu em um momento pós-reforma, quando a Igreja Católica perdia poder, influência e fieis. Os fieis se sentiam cada vez mais distantes da Igreja e constantes decepções com certas posturas do Catolicismo, agravavam a situação.

A Igreja passou então a se posicionar afim de que o fiel se sentisse acolhido, sentisse que fazia parte daquela comunidade, que lá estava bem perto de Deus. O sentimentalismo também era uma “arma” para seduzir os fiéis e dar vazão aos seus sentimentos mais profundos. O objetivo era fazer ver, sentir e vivenciar.

A pintura reflete bem esse ideal, as feitas nos tetos, tinham tamanha profundidade, que ao levantar o olhar, sentiam-se no céu. É a questão de proximidade com o Divino, sentir-se acolhido.

Suas principais características cromáticas, eram o uso do vermelho, azul, dourado e branco, além de uma característica europeia, o chiaroscuro(claro-escuro).

Para ilustrar essa profundidade, o primeiro plano era super dimensionado, dessa forma as figuras eram trazidas pra bem perto do público e havia a redução dos elementos de plano de fundo.

Eram comuns também, os ex-votos, pinturas ou obras em geral, encomendadas pelos fiéis aos artesãos para agradecer por alguma graça recebida. Essa prática auxiliou o desenvolvimento da pintura.


Havia também a pintura de azuleijos, em boa parte importada de Portugal, que descreviam cenas narradas na Bíblia (o que era também uma forma de catequizar).


Havia um maranhense, Baltazar de Campos , que em 1661, produziu pinturas barrocas com o tema “vida de Cristo” para a sacristia da Igreja de São Francisco Xavier.
E ao falar de pintura Barroca, não podemos deixar de citar o grande mestre Ataíde, que pintou várias Igrejas de Minas Gerais e tinha um estilo próprio. Usava cores vivas e deixou sua marca no Barroco Mineiro ao usar em suas composições a sua cor preferida, o azul.

Infelizmente, parte do acervo de pinturas se perdeu. Felizmente ainda temos acesso aos afrescos das capelas e à algumas pinturas.

Há a necessidade cada vez mais de guardar a cultura do nosso país, por isso, muitas Igrejas e obras, são consideradas patrimônio da humanidade, o que inclusive, contribui para o nosso turismo. Falta a consciência de preservação, já que muitas delas, hoje, se perdem por falta de conservação.

O barroco e suas pinturas, esculturas, arquitetura... não só desse, como manifestações de outros movimentos, devem ser reconhecidos e preservados, afinal é a história cultural e artística do nosso país.

Imagem¹: Teto da Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto. Pintura feita por Mestre Ataíde.
Imagem²: Exemplo de ex-voto. Invocação à Santo Benedito, tempera sobre madeira. Autor desconhecido.
Imagem³: Azulejos da sacristia do Convento de São Francisco - Olinda.

Arquitetura Barroca Brasileira

Os primeiros edifícios sacros do Brasil foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI, a população mais simples empregou a técnica de pau-a-pique, sendo coberto com folhas de palmeiras, mas foram obrigados a usar a taipa de pilão. Nesse período não havia preocupação nenhuma com ornamentos, pois a fachada elementar implantava um frontão triangular sobre uma base retangular. Com a chegada do frei e arquiteto Francisco Dias, em Salvador, houve uma grande mudança nos traços de bom gosto, porque ele tinha a missão de dar um refinamento estético nas igrejas da colônia.

Apesar das melhorias os edifícios jesuítas até meados do século XVII, ainda tinham contornos de bastante simplicidade, e o luxo estava no interior das igrejas, com altares entalhados, pinturas e estatuária. O modelo da Igreja de São Francisco em Cairú foi considerado a primeira a exibir um barroco puro, sem a influência maneirista. Frei Daniel de São Francisco criou uma fachada num esquema triangular, com volutas fantasiosas no frontão e nas laterais. Com a dominação holandesa no nordeste muita das edificações católicas foi destruídas, e na segunda metade do século XVII, após a expulsão dos invasores, o esforço principal se concentrou na restauração e reforma das estruturas pré-existentes, com relativamente poucas fundações novas.



A talha começou a desenvolver um relevo mais alto, com um caráter estatuário e arquitetônico, apresentando cariátides, anjos e guirlandas. As fachadas adquiriram mais verticalidade e movimento, com aberturas em formas inusitadas - pêra, losango, estrela, oval ou círculo - os frontões, mais curvas, relevos em cantaria e estatuária, e as plantas começaram a aparecer com formas poligonais ou elípticas.



Imagem¹: Igreja de São Francisco em Salvador, tinha uma talha dourada, muito luxuosa.
Imagem²: Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife.

Barroco Europeu X Barroco Brasileiro

Na obra dos artistas barrocos europeus o emocional sobrepõe o racional; a exploração de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura são nítidos. Os artistas barroco europeus valorizam as cores, as sombras e pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. Os temas principais são: mitologia, passagens bíblicas e a história da humanidade.


Apesar de o barroco brasileiro ser influenciado pelo barroco europeu, no caso mais precisamente de Portugal, com o tempo o barroco brasileiro foi assumindo características próprias - que podemos evidenciar nas obras de Aleijadinho, nos artigos do escritor e critico Mario de Andrade que empenhava-se em afirmar uma identidade cultura “verde e amarela” e através do Sphan (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)que consolidava Aleijadinho como o pioneiro na inauguração de uma expressividade local.

Na arte podemos diferenciar essas características analisando as pinturas, escultura, ornamentações principalmente de igrejas e etc.

No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.

É na suavidade do estilo rococó mineiro que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro. A extrema religiosidade popular, sob o patrocínio exclusivo das associações laicas, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com graciosa decoração em pedra-sabão. As construções monumentais são substituídas por templos intimistas de dimensões singelas e ornamentação requintada, mais apropriada à espiritualidade e as condições sociais do povo.

Um dos exemplos mais expressivos deste estilo pode ser verificado na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767) cujo frontispício, retábulos laterais, o altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria de Aleijadinho.


Imagem¹: O extase de Santa Teresa - Bernini
Imagem²: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência - Aleijadinho

Barroco no Brasil

Antes de começarmos à discutir acerca dos temas que embalam o Barroco, precisamos ter uma ideia geral do que foi o movimento e como ele se desenvolveu no Brasil.

O Barroco chegou aqui, graças aos nossos colonizadores, por isso, no início a marca européia era muito forte.

O Barroco foi um movimento ligado diretamente à contra reforma. Sabemos que a Igreja se tornou então o principal mecenas na arte, na construção de obras ligadas à religião.

O objetivo era resgatar fieis e fazê-los sentir parte de uma só comunidade, aí a arte se aliava à religião, transformando esse desejo em obras materiais.

Basicamente no Brasil a arte Barroca foi levada por instituições laicais. A construção e ornamentação de Igrejas, era principalmente movida por uma certa ostentação. As famílias financiavam essas construções e assim, mostravam todo o seu potencial econômico.

Apesar das influencias europeias iniciais, ao longo do seu desenvolvimento o Barroco aqui, começou a apresentar suas próprias características. O que foi chamado por Mario de Andrade de "verde e amarelo".

O impulso se deu entre 1720 e 1750, quando muitas academias literárias foram fundadas no país. Na literatura a obra "Prosopopeia" de Bento Teixeira, marcou o inicio do Barroco no Brasil.

O "centro econômico" da época era Minas Gerais, la produção artística desse momento se concentrou, apesar de ter se desenvolvido com grande força também no Rio de Janeiro e na Bahia.

O grande nome do barroco no Brasil é Aleijadinho, que ficou amplamente conhecido por suas esculturas, dentre elas algumas que marcam até hoje como os 12 profetas que ficam à frente do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas-Minas Gerais. Todas produzidas em Pedra Sabão.


Muitas outras manifestações artísticas marcaram este momento da arte brasileira, muitos deles abordaremos nos próximos posts.

BRArroco

Oi! Esse blog foi desenvolvido por Denise Maciel, Ellainy Maria,João Pedro Moraes, Mariana Nascimento e Scarleth Ohanna, alunos do curso Artes Visuais, 2° ano-vespertino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

O objetivo do blog é falar sobre o Barroco no Brasil, daí o nome "BRArroco". Sinta-se à vontade pra comentar e sugerir temas! Para identificar quem escreveu o post que você está lendo, preste atenção no "marcadores" que fica no fim do texto, por exemplo, o marcador desse texto aqui é "BRArroco".

Boa Leitura :D